Curiosidade: A origem da coxinha de frango com catupiry
A coxinha de frango com catupiry é uma arte que foi criada em Minas Gerais, na década de 1970, na lanchonete Doce Docê, receita de Thereza Christina Pinto Coelho Martins de Oliveira.
Em 1972, a primeira coxinha com requeijão feita por Dona Thereza e seu marido foi vendida e ela garante que era a única lanchonete em todo o Brasil a vender o tipo de salgado e que até tentou registrar o alimento como marca.
Do balcão de dona Thereza, seguiu para o Brasil inteiro. Rio de Janeiro e São Paulo reproduziram o salgado, vendido sobejamente nas portas das fábricas. Mas a coxinha de frango com catupiry é mineira.
Thereza conta que, originalmente coxinha tinha produção artesanal. A massa recebia caldo de frango e era temperada com sal e alho. A chamada “cumbuca”, que guarda o recheio, é feita à mão. Segundo a criadora, a técnica é essencial para o alimento ficar perfeito, além disto não pode ter unha, a coxinha tem que ser à mão e precisa estar bem limpinha.
O requeijão é colocado nas laterais da massa, e só depois de rechear com o frango desfiado, temperado com cheiro verde, que a “cumbuca” pode ser fechada e levar um banho de clara de ovo e farinha. Thereza conta que o verdadeiro segredo está na finalização: o óleo a gente não economizava. Se ficasse um pouco sujo, trocava-se o óleo, tem que ser óleo novo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.