Bolinha de queijo: Qual a origem?
Apontado como um dos petiscos mais famosos da culinária brasileira, e considerada o mais popular em festas e botecos, sua origem é incerta, mas dizem que ela nasceu nas cozinhas do Rio de Janeiro, como uma alternativa simples e rápida para a coxinha, outro petisco bastante popular, a coxinha.
Se essa história é verdadeira ninguém sabe, mas quem trabalha nas cozinhas dos bares e restaurantes entende que bolinhas são um excelente formato para petiscos. Comidas nesta forma foram pensadas há séculos, com o objetivo de não utilizar muita louça, serem consumidas com as mãos e colocadas de uma só vez na boca.
Com o passar do tempo, esse tipo de comida foi chamado de ‘finger food’, ou aquilo que comemos com as mãos. A culinária brasileira absorveu perfeitamente a técnica universal da ‘finger food’ e deu origem a diversos tipos de guloseimas para festas, que também foram levadas para os bares. E a bolinha de queijo é uma delas.
A praticidade da receita ajudou a popularizar o petisco. Feito com uma massa como a do risole e da coxinha, e recheado geralmente com queijo muçarela. Pode levar orégano, salsinha, e outros temperos, e também vir acompanhado de molhos como de tomate, mostarda e ketchup.
A fama das bolinhas de queijo começou nas festas infantis, e logo foi incorporada em recepções como casamentos. Daí para os bares foi rápido, e logo elas conquistaram de Norte a Sul do Brasil, se tornando uma presença constante nos cardápios.
Fonte: Dona Manteiga
Foto: Freepik