Armazenamento e Entrega
Transporte e Entrega
O transporte de alimentos congelados deve ser em veículo capaz de manter a temperatura do produto -18°C ou inferior. Aqui na Quatro Massas tomamos todo o cuidado com o transporte e armazenamento.
O aumento na temperatura só pode ser tolerado por curtos períodos, porém, ela nunca deve ser superior a -15°C.
Nossos produtos são transportados em veículos que conservam a temperatura em -18°C, garantindo assim a qualidade.
Como armazenar
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a temperatura de armazenamento de produtos congelados deve obedecer a alguns critérios.
Uma vez que a temperatura delimita o quanto alguns micro-organismos se reproduzem e, com isso, estabelece índices para que o risco de contaminação seja o menor possível.
A temperatura de armazenamento de nossos produtos deve ser igual ou inferior a -18ºC.
Como descongelar
Alimentos Congelados Carnes Cruas, cozidas, pescados, sobremesas e outros alimentos |
Temperatura de Congelamento | Tempo Máximo de Armazenamento |
Congelados | de 0º a -5º | até 10 dias |
Congelados | de -6º a -10º | até 20 dias |
Congelados | de -11º a -18º | até 30 dias |
Congelados | abaixo de -18º | até 90 dias |
A ANVISA preconiza que alimentos congelados devem ser descongelados sob refrigeração (abaixo de 5°C), não podendo ser descongelados a temperatura ambiente, dentro d’água ou embaixo de água corrente.
Nossos produtos devem ser descongelados sempre sob refrigeração, nunca e em hipótese nenhuma descongelar em temperatura ambiente e/ou usar “meios” para acelerar o processo.
Após descongelados os produtos não podem sofrer novo processo de congelamento.
Como aquecer
Retire do freezer e coloque em uma assadeira separados uns dos outros, asse em forno pré aquecido a 150ºC durante 25 a 30 minutos.
Após assado nossos produtos tem uma validade de 6 horas em estufa (acima de 60ºC), após esses período a qualidade diminui e o risco da proliferação de micro-organismos aumenta.
Micro-organismos
Os microrganismos são os principais causadores de doenças quando presentes nos alimentos. Então vamos apreender um pouco mais sobre eles!
Microrganismos, são organismos vivos, tão pequenos que são invisíveis a olho nu, ou seja, normalmente só conseguimos enxergá-los com auxílio de um microscópio.
Os microrganismos incluem as bactérias, os fungos, os vírus e alguns parasitas. Dentre os microrganismos, as bactérias são os principais perigos biológicos. Estando presentes no solo, no ar, na água, nos alimentos, nos animais, como animais domésticos, insetos e pragas, no lixo e na sujeira em geral.
Também são encontrados nas pessoas, tanto na pele, no cabelo, nas unhas, como em áreas internas do corpo como boca e garganta. As fezes e os ferimentos apresentam grandes quantidades de microrganismos prejudiciais à saúde.
Há mais microrganismos em uma mão suja do que pessoas em todo o planeta. A grande maioria dos microrganismos são inofensivos.
Dentro da área de alimentos, podemos dividir os microrganismos em três grandes grupos:
Aqueles que são úteis na produção de alimentos, como na fabricação de iogurtes, pães, queijos, etc.
Aqueles que são deteriorantes, pois estragam o alimento, alterando a cor, o sabor, o odor, a textura, etc.
E aqueles que são prejudiciais à saúde ou patogênicos, isto é, podem causar doenças em quem os consome.
É um grande engano acreditar que os microrganismos sempre alteram a aparência, o sabor e o cheiro dos alimentos. Alguns microrganismos patogênicos multiplicam-se nos alimentos sem modificá-los, ou seja, silenciosamente.
Então devemos tomar muito cuidado, além da higiene, seguir a risca o que o fabricante instrui na embalagem são formas de diminuir os riscos de contaminações e proliferação de micro-organismos indesejáveis.
Termômetro do ciclo dos micro-organismos
Temperaturas entre 4ºC e 62ºC favorecem o crescimento e a multiplicação de micro-organismos.
Lauro Franco é o nosso nutricionista responsável técnico da Quatro Massas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.